NORMAS E CONDUTAS - ROTARY
1.
HORÁRIO DE ENTRADA
• Horário
de entrada em sala de aula 7h20 (manhã) - 13h10 (tarde) e 19h (noite).
• O aluno
de 5ª a 8ª e 1º ao 3º ano, Ensino Médio (diurno) terá 20 (vinte) minutos de
tolerância para assistir a 1ª aula, ou seja, 7h40. À tarde, 13h30. No caso do 1 e 2 atraso ficara
sem assistir a primeira aula e no 3º atraso consecutivo do mês não assistirá às
aulas.
• O
responsável será comunicado de todos os atrasos, sendo de sua responsabilidade
o seu retorno à residência no terceiro atraso.
2.
SAÍDA DA ESCOLA
• O aluno
só poderá sair da escola sem os responsáveis com a autorização por escrito dos
mesmos.
• Não
liberamos o aluno com autorização por telefone.
• Para as
saídas frequentes do aluno com outras pessoas, a secretaria disponibiliza de
documento específico que poderá ser preenchido pelos responsáveis uma vez por
ano ou quando necessário.
• Saídas
antecipadas nas aulas específicas (turno da tarde) necessitarão de autorização
por escrito do responsável. A mesma deverá ser entregue e liberada pela
DIRETORIA.
3.
AUSÊNCIAS POR MOTIVO DE VIAGEM
• As
ausências precisam ser comunicadas com antecedência para a Coordenação
Pedagógica.
• A
escola não se responsabilizará pela reposição de conteúdos perdidos, durante
viagens em período letivo.
4.
UNIFORME DIÁRIO
• O aluno
deve apresentar-se uniformizado diariamente: camisa da escola, calça jeans
(azul-escura básica), tênis qualquer cor.
• Aluno
com uniforme incompleto deverá ter uma justificativa por escrito do
responsável. Se houver reincidência ou ausência de justificativa não assistirá
aula.
5.
USO DO CELULAR
• Não
é permitido o uso do celular durante as aulas. Caso isso ocorra, o
aparelho será recolhido pela coordenação e/ou professor. A devolução do mesmo
será feita no final das aulas ao responsável do aluno.
6.
OBJETOS PESSOAIS
• Não é
permitido o uso de objetos eletrônicos durante as aulas.
• A
escola não se responsabilizará por perda ou dano de celular, jogos eletrônicos,
máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer aparelho eletrônico, joias,
dinheiro, etc.
7.
LANCHE EM SALA DE AULA
• De 5ª a
8ª série (matutino), 1º ao 3º ano (vespertino), não será permitido entrar em
sala com lanches, bombons, pirulito, sorvete, etc.
8.
MEDIDAS DISCIPLINARES
• A
escola procura solucionar os problemas comportamentais por meio de atendimentos
individuais (advertências verbais e registro da ocorrência na ficha
individual), com os responsáveis e acompanhamento sistemático.
• Caso o
aluno persista com o mesmo comportamento receberá advertência escrita. A
reincidência implicará em suspensão.
• Casos
graves implicarão em suspensão imediata, com a presença dos pais.
•
Esgotadas todas as advertências verbais, escritas e suspensão a escola poderá transferir o aluno de turma. Havendo
reincidência na gravidade disciplinar, o aluno poderá ser desligado da escola
sem direito a renovação de matricula.
9.
DIREITOS
•
Participar de todas as atividades promovidas pela Escola.
• Ser
respeitado, valorizado, sem que haja, por parte dos diretores, funcionários e colegas,
preferências e comparações.
• Dar
sugestões à Direção da Escola para a melhoria de todo o processo educativo.
• Receber
a devida orientação em suas dificuldades.
• Receber
a documentação escolar.
•
Requerer, através dos pais ou responsável, a transferência ou cancelamento de
matricula.
10. DEVERES
•
Frequentar com assiduidade e pontualidade as aulas.
• Tratar
com respeito os diretores, professores, equipe técnica, funcionários e colegas.
•
Frequentar as aulas com o uniforme da Escola.
•
Respeitar as normas disciplinares adotadas pela Escola.
•
Preservar o patrimônio da escola, respondendo e indenizando os danos causados
ao mesmo.
• Ter
hábitos de higiene pessoal.
•
Conservar a limpeza das instalações, dependências, materiais e móveis da Escola.
• Manter
a sala de aula devidamente organizada e limpa.
•
Participar das solenidades, festividades cívicas e sociais promovidas pela
Escola.
•
Comunicar a escola ausência temporária por motivo de doença ou outro.
11. NORMAS E CONDUTAS NA ESCOLA
• Ser
pontual nos horários de entrada e saída das aulas.
•
Respeitar seus colegas, educadores e funcionários cultivando valores morais e
culturais.
• Não
realizar brincadeiras agressivas, violentas e nem utilizar palavras ou gestos
desrespeitosos.
• Usar de
honestidade em todos os seus atos.
• Cumprir
os contratos de convivências na sala de aula.
•
Participar conscientemente da sua educação, comparecendo a todas as atividades
educacionais.
•
Respeitar e conservar o espaço físico e bens materiais da escola colocados à
sua disposição.
• Assumir
a responsabilidade e arcar com o pagamento ou reposição integral do material
que eventualmente venham a danificar propositalmente.
• Usar a
Biblioteca mantendo silêncio e zelando pelos materiais disponíveis.
• Não
correr pelos corredores evitando acidentes e interferências nas salas de aulas,
respeitando os ambientes que estiverem em atividades.
12. SISTEMA DE AVALIAÇÃO
• Para
efeito da avaliação do aproveitamento escolar do aluno, o ano letivo será
dividido em quatro (4) unidades.
• Em cada
unidade, serão desenvolvidas as atividades de ensino-aprendizagem e as suas
respectivas avaliações, observe a divisão:
• 1º, 2ª,
3ª e 4ª unidade da 5ª a 8ª série e do Ensino Médio:
1-
Qualitativa (frequência, pontualidade, organização, responsabilidade e respeito
com o grupo), trabalhos, seminários, pesquisa, aula de campo e atividade para
casa. – 2,0
2-
Avaliação Parcial – 3,0
3- Avaliação
Global – 5,0
• O aluno
para ser aprovado deverá alcançar um total igual ou superior a 5,0 pontos em
cada disciplina.
• As
atividades que não forem entregues no prazo estabelecido pelo professor,
perderão a pontuação inicial.
• O
comportamento do aluno interfere no resultado da unidade, na medida em que
prejudica o seu aprendizado e/ou da turma.
13. DICA PARA OS PAIS
O bom
desempenho na escola
1- O bom
desempenho escolar é aprendido. Você começa por acreditar que todos os alunos
podem aprender a estudar melhor, a reter mais informações, a maximizar seus
pontos fortes naturais, a fazer o sistema trabalhar a seu favor e a aceitar que
são bem-sucedidos. Se você acreditar nisso, estará no caminho certo.
2 -
Muitas vezes, a ajuda para seu filho ter um bom desempenho na escola é uma
questão de "mais" ou "menos": Mais escuta menos repreensão;
mais questionamentos, menos queixas inúteis; mais elogios, menos detalhamentos;
mais busca de sugestões, menos oferecimento de conselhos.
3- O bom
desempenho escolar é uma decisão. Você e seu filho têm de tomá-la em
conjunto.
4- Ame
seus filhos profundamente para permitir que eles sejam os melhores.
5-Atualmente,
as crianças precisam daquilo de que os alunos sempre precisaram para se dar bem
na escola: estrutura, disciplina, desafios, respeito, reconhecimento,
oportunidades, escolhas, segundas oportunidades, compreensão e muito amor.
Achar um jeito de materializar tudo isso é papel dos pais.
6 - Não
espere 10 em tudo, mesmo que seu filho seja muito inteligente. Expectativas
rígidas e irreais fazem a criança imaginar que, para conseguir o amor dos pais,
tem de alcançar padrões inatingíveis. Sua tarefa é mostrar a seus filhos que
eles têm de serem eles mesmos. Assim, conseguirão aprender o que
precisam.
7 - Seja
realista quanto ao que ocorre na escola. Prepare-se para os problemas.
Prepare-se para as soluções. Você não será pego de surpresa.
8 - Se
você não consegue fazer uma venda ou ocorre algo frustrante no trabalho, isso
não o transforma numa pessoa ruim. Se o seu filho vai mal à escola, aplica-se a
mesma regra. Espere um bom desempenho, mas aceite as limitações humanas.
9 -
Sempre encare um grande esforço como bom desempenho.
10 - O
bom desempenho escolar é um assunto para a família toda. Nenhum aluno o
consegue sozinho. Procure fazer todo mundo ajudar.
11 - Não
permita que os outros definam o potencial de seus filhos.
12 - O
bom desempenho escolar é uma meta que vale a pena. O perfeccionismo não. Não
seja duro demais com seus filhos ou consigo mesmo. Permitam-se ser
imperfeitos.
13 - Se
você quiser ser reconhecido por ter contribuído para o bom desempenho de seu
filho na escola, aceite também as críticas pelas falhas.
14 - Bom
desempenho escolar não se compra. Não ofereça dinheiro para seu filho fazer o
dever de casa. O resultado disso não é um aluno melhor, mas uma criança
mal-educada, mimada e interesseira.
15 - Não
peça nem espere favores de seu filho. Os estudantes se fortalecem quando fazem as
coisas sozinhas, sem esperar que alguém faça algo por eles.
16 -
Nunca elogie a mediocridade. O elogio gratuito desvaloriza o que tem mérito.
Elogie os esforços e as conquistas bem-feitas.
17 -
Procure ser um modelo em tudo àquilo que você incentiva seu filho para alcançar
bom desempenho, em vez de se destacar pela crítica.
18 - Às
vezes, o melhor modo de ajudar o desempenho de um filho é simplesmente estar
disposto a escutá-lo.
19 -
Quando algo vai mal à escola, lembre-se de que seu filho não é mau, preguiçoso
ou burro - é apenas uma criança.
20 - Seus
filhos podem ter a melhor educação formal que quiser dar a eles. Isso talvez
signifique trabalho duro, esforços extras, escolhas difíceis, sacrifícios e
firmeza, mas pode se tornar real. Se não se tornar, alguns professores e
diretores talvez tenham uma parcela da responsabilidade, mas o verdadeiro
motivo é que você e seus filhos não desejaram isso de verdade.
"Criança
Nota 10"
Autor do
texto DICA PARA OS PAIS: Robert D. Ramsey
Atenciosamente,
Direção e
Equipe do COLÉGIO ROTARY FEIRA DE SANTANA
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