Ensino Fundamental – 5ª a 8ª Série
O Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série propõe-se a trabalhar na formação de alunos participativos, críticos, solidários e responsáveis pelo espaço em que vivem, através de oportunidades de construção do conhecimento, fundamentadas no aprender a aprender, no aprender a pensar, no aprender a ser e no aprender a conviver, como formas para ampliação da compreensão do mundo.
As atividades de aprendizagem levam às vivências da liberdade de pensar, de refletir, de buscar soluções e de trabalhar a problematização e a compreensão da realidade.
O aprendizado ocorre numa relação interativa entre todos os envolvidos no ato de aprender e ensinar: professores, funcionários, alunos e conhecimento, num processo contínuo de formação. Assim, o espaço escolar é o lugar para transformações, solidariedade, convívio com as diferenças, erros, acertos, contradições, colaboração mútua, sensibilidade e criatividade.
O professor, numa relação de diálogo, compartilha da (re)construção do conhecimento, propiciando ao aluno condições de acesso a elementos novos e interação com eles.
O Plano de Estudos de 5ª à 8ª série abrange aspectos da vida cidadã, considerando aspectos como: a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura e as linguagens. Aborda as áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Produção de Texto, Educação Artística, Educação Física, Geometria e Cidadania.
Ensino Médio – 1ª a 3ª Série
A proposta educativa para o Ensino Médio propõe-se a aprofundar os conhecimentos construídos, ampliando-os na relação da teoria com a prática, aprimorando a formação humana, preparando para o trabalho e para o desempenho de cidadão, num processo de educação reflexivo e comprometido, tendo como modelo um paradigma que passa pelo estudo do contexto, experiência, reflexão, ação e avaliação, com estudos, atividades e experiências desenvolvidas de forma inserida nos desafios e contradições atuais.
O aprendizado ocorre numa relação interativa entre todos os participantes no ato de aprender e ensinar, num processo contínuo de formação, no qual o sujeito vai se construindo como pessoa, no desenvolvimento de suas habilidades de pensamento, na apropriação do conhecimento acumulado e no relacionamento com os demais. Para isso, o espaço escolar é o lugar em que os sujeitos podem dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes. O professor orienta a (re)construção do conhecimento, propiciando ao aluno condições de acesso a elementos novos, numa relação de diálogo e interação.
Numa educação humanizadora e cristã destaca-se o valor do ser humano como pessoa autônoma, individual, consciente e responsável. Concretiza-se numa convivência com práticas solidárias e transformadoras da realidade, oferecendo possibilidades de vivências que contribuam para a formação ética, desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Para Ensino Médio, a Base Nacional Comum é composta das três áreas: Linguagens, Códigos e Tecnologias; Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. Na parte diversificada, o currículo tem Línguas Estrangeiras (Língua Inglesa e Língua Espanhola), e Redação.