REGULAMENTO GERAL:
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 - Este Regulamento dispõe sobre a
organização da 12ª Gincana do Colégio Rotary e foi elaborado pela Comissão
Organizadora, especialmente instituída pela direção desta escola. O mesmo será
publicado no site da Unidade Escolar.
1.2 – Todas as pessoas que participarem
de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento.
Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será
dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das
equipes.
2. DA COMISSÃO ORGANIZADORA
2.1 - Compõem a Comissão Organizadora:
Comissão de divulgação e recepção
Comissão Técnica
Comissão de Saúde
Secretaria da Olimpíada
2.2 - São atribuições desta Comissão:
2.2.1 - Preparar o Regulamento;
2.2.2 - Preparar as competições esportivas;
2.2.3 - Preparar as tarefas da gincana (pré-determinadas, surpresas,
sociais, ambientais e bingo);
2.2.4 - Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da Escola;
2.2.5 - Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do
regulamento;
2.2.6 - Convocar reuniões quando se fizerem necessárias;
2.2.7 - Estabelecer horários relacionados à execução da gincana e, por
sorteio, a ordem de chamada das equipes;
2.2.8 - Atribuir notas às tarefas que lhe cabem;
2.2.9 - Retirar pontos das equipes por qualquer infração no regulamento.
2.2.10 - Garantir o acesso às tarefas e comunicados da gincana postadas
no blog colegiorotaryfeira.blogspot.com.br) podendo ser em forma
impressa.
3. DOS OBJETIVOS DA GINCANA
3.1 – Objetivo Geral:
3.1.1 – Estimular o desenvolvimento dos
pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e
a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a transcender.
3.2 – Objetivos Específicos:
3.2.1 - Promover a integração entre estudantes, professores,
funcionários, pais e comunidade, oportunizando a integração escola, família e
comunidade.
3.2.2 - Exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio
ambiente, praticar a reutilização de materiais.
3.2.3 - Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e
enriquecedora da formação do cidadão;
3.2.4 - Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e
comunitários.
3.2.5 - Desenvolver a imaginação criadora,
desenvolvendo diversas formas de leitura e vivenciando o valor da liberdade
exercida com responsabilidade e respeito.
3.2.6 - Exercitar o espírito de liderança e motivação.
4. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS
4.1 - A gincana será executada 1ª etapa
esportiva no período de 28 a 30 de
agosto de 2013, nas dependências do: Feira Tênis Clube e Clube dos Bancários ,
Colégio Rotary e Centro de Cultura Amélio Amorim para as Atividades Culturais e Pedagógicas.
5. DAS INCRIÇÕES
5.1 - Poderão estar escritos na Gincana do Colégio Rotary:
5.1.1 - Alunos regularmente
matriculados na referida Escola, que estejam frequentando regularmente as
aulas;
5.1.2 - Ex-alunos do Colégio Rotary que
tenham concluído o ensino médio na escola;
5.2 - Fica determinado que os ex-alunos
inscritos pelas equipes não poderão assumir os postos de líder e vice-líder,
tampouco responder as questões de múltipla escolha ou participar do concurso de
mister e miss estudantil 2013; logo poderão participar/executar as demais atividades
ora propostas.
5.3 - Cada Equipe deverá ser composta
por 70 componentes, sendo obrigatório às equipes terem pelo menos de 05(cinco)
alunos de cada série (5ª,6ª,7ª,8ª,1º, 2º e 3º ano do ensino médio).
5.4 - Das inscrições............................
5.5 - No momento da inscrição o
representante de cada equipe deverá ler e aceitar este Regulamento e postar o
documento de inscrição contendo as seguintes informações:
5.5.1 - Nome da equipe;
5.5.2 - Nome completo, turma, data de
nascimento, fone e/ou e-mail dos seus representantes (líder e vice-líder);
6. DAS OBRIGAÇÕES
6.1 - Cada equipe inscrita na 12ª Gincana Estudantil do Colégio Rotary
assume a responsabilidade de:
6.1.1 - Eleger 1(um) líder e 1(um) vice
líder, sendo apenas o líder o porta-voz da equipe, podendo dirigir-se à
Comissão Organizadora em casos de contestações, ou qualquer assunto de
interesse da equipe. Na ausência do líder, o vice assumirá a liderança.
6.1.2 - Adotar um padrão de identificação (camisas, cores, bandeiras, mascote,etc.).
6.1.3 - Conseguir recursos para custear suas despesas.
6.1.4 - Apresentar um casal de alunos
da escola para concorrer a mister e miss estudantil 2013, os quais deverão
trajar respectivamente Esporte Fino e Traje Reciclado.
6.1.5 - Vender e prestar conta junto à Comissão Organizadora de 150
cartelas de bingo de uma bicicleta (previamente repassado às equipes pela mesma
comissão).
6.1.6 - Acessar diariamente o blog da escola (colegiorotaryfeira.blogspot.com.br),
pois é um canal de comunicação entre
a Comissão Organizadora e as equipes, seja para comunicados ou tarefas a serem
realizadas.
6.1.7 - Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das
tarefas de maneira a abrilhantar o evento.
6.1.8 - Estar no mínimo, 20 minutos antes do início das atividades
culturais. Caso contrário estará sujeita à punição de acordo com o item 7.2
deste regulamento.
6.1.9 - Responsabilizar-se por
eventuais acidentes que possam ocorrer durante a realização das tarefas,
isentando assim a Escola de quaisquer riscos que venham a ser gerados durante a
participação dos membros da equipe na gincana.
6.1.10 - É de responsabilidade do líder da equipe divulgar aos
integrantes todas as atividades propostas pela Comissão Organizadora.
7. DAS PUNIÇÕES:
7.1 - Estará sumariamente desclassificada a equipe que não cumprir com
as obrigações do item (6.1.2) deste regulamento.
7.2 - No momento da chamada das equipes perderá 20(vinte) pontos, a
equipe que não estiver presente e com no mínimo 20(vinte) componentes.
7.3 - Em caso de agressão verbal entre
membros da equipes ou à Comissão Organizadora, o componente agressor será
eliminado da competição e sua equipe perderá 40 pontos. Em casos de agressões
mais graves, como por exemplo, agressão física, a equipe perderá 100(cem)
pontos e ainda, o agressor será punido mediante as determinações do regimento
interno da escola.
7.4 - Atrapalhar as equipes
concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): podendo perder
até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão
Organizadora).
7.5 - Ultrapassar o tempo de conclusão
previsto para o cumprimento da tarefa (tarefa não cumprida).
7.6 - Danificar as dependências e
móveis (carteiras e mesas) das salas que serão cedidas às equipes durante a
realização da Gincana. A punição será
dada de acordo com o regimento interno do Colégio Rotary.
7.7 - Comportamento considerado
eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga
prejuízo à boa imagem da Escola ou à boa imagem do evento como um todo. Punição
de -50 pontos.
8. DAS COMPETIÇÕES ESPORTIVAS
8.1 – As competições esportivas dispõem de um regulamento próprio que
será entregue às equipes pela comissão Organizadora.
8.2 - Das Equipes Participantes :
A, B, C,D.E, F
8.2 – As modalidades esportivas serão:
8.2.1 - Futsal Juvenil e Adulto (masculino e feminino)
8.2.2 – Basquete Arremesso (masculino e feminino)
8.2.3 - Handebol Juvenil e Adulto (masculino )
8.2.5 – Dominó (Misto)
8.2.6 – Dama (masculino e feminino)
8.2.7 – Salto em distância (masculino e feminino)
8.2.8 - Atletismo :50 m, 100m ,
1000m ,3000m (masculino e feminino)
8.2.9 - Queimada (feminino)
8.3.10 – PING-PONG ou TÊNIS DE MESA (masculino e feminino)
9. DAS TAREFAS
9.1 – Tarefas diversas divididas em:
9.1.1 - Questões de múltipla escolha com 05 alternativas e de perguntas
diretas relacionadas aos conteúdos estudados em sala de aula, esportes,
atualidades .
9.1.2 - Tarefas pré-determinadas (entregues com antecedência aos líderes
das equipes).
9.1.3 - Tarefas surpresas (reveladas apenas no momento da execução da
mesma).
9.1.4 - Tarefa de caráter social
9.1.5 - Tarefa de caráter ambiental
9.1.6 - Bingo:
9.1.7 – Festival de Dança
9.2 - Só será considerada tarefa
cumprida, aquela executada na íntegra.
9.2.1 - A partir do momento em que o
líder da equipe indicar um componente da mesma para realizar uma tarefa, este,
não poderá ser substituído em hipótese alguma. Em caso da desistência do
componente, a equipe terá a tarefa não cumprida e consequentemente, pontuação
zero (0).
9.2.2 - Serão consideradas nulas as
respostas rasuradas.
9.2.3 - Quiz de perguntas deverão ser respondidas por
quatro (04) componentes de cada equipe, obedecendo ao tempo preestabelecido.
10. DA PONTUAÇÃO
10.1 - Pergunta respondida corretamente: 10 pontos.
10.2 – Tarefa cumprida: 20 pontos.
10.3 – Em caso de decisão do melhor, do mais bonito, do mais criativo;
os pontos ficarão sob a responsabilidade dos jurados, com pontuação de 05 a 10,
podendo ser fracionado.
10.4 – No caso de o maior, o menor, a maior quantidade, mais rápido; a
pontuação será dada pela mesa apuradora.
10.5 – No que se refere aos itens 10.3 e 10.4 a pontuação de bonificação
será:
1º lugar – 100 pontos;
2º lugar – 80 pontos;
3º lugar – 60 pontos;
4º,5º e 6º lugar – 40 pontos;
10.6 - Em caso de empate entre duas ou
mais equipes no critério Classificação, todas receberão a mesma pontuação na
colocação que estiverem empatadas, com exceção para o concurso mister e miss
estudantil 2013.
10.7 - Em caso de empate na classificação final da gincana, serão
seguidos os seguintes critérios: SERÁ USADA A MAIOR NOTA DO QUIZ
11. DOS RESULTADOS
11.1 - As parciais serão divulgadas
pela Comissão Organizadora ao final de cada dia e postadas no blog da Escola (colegiorotaryfeira.blogspot.com.br)
para consulta do público interessado.
11.2 - A proclamação do resultado final
será feita no dia do encerramento da gincana, através de anúncio e também pelo blog
(colegiorotaryfeira.blogspot.com.br) ao término da gincana.
11.3 - A equipe que obtiver maior
pontuação na somatória de todas as atividades da competição, será a campeã.
12. DOS RECURSOS
12.1 - Caberão recursos somente por
escrito no prazo máximo de um 24h após a realização da tarefa, os quais devem
ser encaminhados pessoalmente aos membros da Comissão Organizadora. Os recursos
serão julgados pela Comissão Organizadora, que decidirá em até 24 horas. As
decisões da Comissão Organizadora serão soberanas, não havendo possibilidade de
outros recursos sobre a mesma tarefa.
12.2 - Qualquer recurso junto à
Comissão Organizadora só poderá ser encaminhando pelos líderes das equipes. Não
caberá recurso implantado por terceiros.
13. DA PREMIAÇÃO
1º lugar: 2,0
2º lugar: 1,5
3º lugar: 1,0
4º,5º e 6º lugar: 0,5
14. DOS CASOS OMISSOS ÀS DECISÕES
14.1 - O presente regulamento, será o
instrumento usado pela Comissão Organizadora para as tomadas de decisões.
14.2 - As e eventuais omissões deste
regulamento serão sanadas pela Comissão Organizadora.
14.3 - As equipes inscritas na 12ª Gincana Estudantil do Colégio Rotary
concordam com os termos acima estabelecidos, tornando este regulamento
instrumento único e capaz de nortear todas as atividades a que se propõe.
Feira de Santana, 06 de julho de 2013.
SOLENIDADE DE ABERTURA
DATA : 28 de Agosto de 2013
LOCAL: A DEFINIR
A Solenidade de Abertura da 12ª Gincana do Colégio Rotary obedecerá a
seguinte ordem:
a) Concentração das delegações;
b) Entrada das delegações;
c) Hasteamento das
Bandeiras: Brasil, Bahia , Feira de Santana, Rotary ( ao som do Hino Nacional)
d) Juramento do Atleta
e) Declaração de Abertura da 12ª Gincana do Colégio
Rotary pelo Diretor Arivaldo Vieira.
f) Apresentação da tarefa de abertura;
g) Encerramento
Participantes: Professores, pais de alunos, alunos,
ex-alunos, convidados e comunidade.
A COMISSÃO
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